fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

Síndrome de Rett em crianças do sexo feminino: conheça os sintomas e tratamentos

Descubra tudo sobre a Síndrome de Rett: uma condição genética exclusiva ao sexo feminino. Saiba os sintomas, tratamentos disponíveis e muito mais com este guia abrangente. Faça o download agora para começar a aprender.

SÍNDROME DE RETT


Trata-se de uma anomalia genética que causa desordens de ordem neurológica, acometendo somente em crianças do sexo feminino. Compromete progressivamente as funções motoras, intelectual assim como os distúrbios de comportamento e dependência.

No caso típico, a menina desenvolve de forma aparentemente normal entre 8 a 12 meses de idade, depois começa a mudar o padrão de seu desenvolvimento. Há como que uma parada nos ganhos psicomotores, a criança torna-se isolada e deixa de responder e brincar. O crescimento craniano, até então normal, demonstra clara tendência para o desenvolvimento mais lento, ocorrendo uma microcefalia adquirida. Aos poucos deixa de manipular objetos, surgem movimentos esteriotipados das mãos (contorções, aperto, bater de palmas, levar as mãos à boca, lavar as mãos e esfregá-las) surgindo após, a perda das habilidades manuais.

Critérios para Diagnóstico

  • Período pré-natal e posterior ao nascimento, considerados normais.
  • Desenvolvimento anterior normal, pelo menos nos primeiros 6 meses de vida, antes de iniciar a síndrome, mas contudo, apresenta desvios sutís como hipotonia e discretos atrasos motores, que se dão entre 6 a 24 meses de vida no máximo.
  • Perímetro cefálico ao nascer e desaceleração do mesmo entre 5 meses e 4 anos de idade.
  • Perda dos movimentos manuais voluntários entre 6 a 30 meses de vida na forma clássica. Admite-se que nas formas frustras da síndrome, passa não haver perda completa de capacidade de usar as mãos de forma útil.
  • Perda ou prejuízo severo na linguagem expressiva e receptiva, isolamento social, presença de estagnação inicial e posterior retardo no desenvolvimento psicomotor.
  • Pode chegar a andar tarde, observa-se uma marcha com as pernas mais abertas, com maior base de sustentação. Quando sentados e sem apoio, podem apresentar uma espécie de movimentos de balanço.

O diagnóstico é de suposição do segundo ao quinto ano de vida. O diagnóstico e a terapêutica (medicamentosa e de reabilitação) precoces condicionarão um melhor ou pior prognóstico (evolução).

A própria reabilitação é altamente recomendada, mantendo aquisições como a marcha, prevenindo contraturas e até certo ponto a escoliose (desvio de coluna no sentido lateral), proporcionando canais de contato e participação, assistência à alimentação (orientação nutricionista) controle de salivação (participação do fonoaudiólogo), etc.

É difícil avaliar a idade mental da criança com SR. Estima-se em geral uma idade muito baixa, em torno de 1 ou 2 anos para a maioria das crianças Rett, mesmo em idade escolar. As crianças Rett são deficientes mentais severas, cerca de 80% (em algum momento) recebem o diagnóstico de autistas.

Quanto à sua estatura, segundo os estudos nutricionais na SR, afirma-se que 50% das meninas Rett são anormalmente magras em relação ao seu grupo etário e estatura, ou seja, peso/altura e peso/idade. As razões por esse emagrecimento, especialmente no 2 º e 3º estágios, com apetite preservados não são absolutamente desconhecidos. Uma suposta explicação seria o seu alto gasto de energia, especialmente nas crianças que tendem a se movimentar e andar o tempo todo.

Existem formas frustras de SR, quando os desvios do desenvolvimento são inicialmente menos proeminentes, quando não se observam esteriotipias típicas. Quando há preservação ou manutenção, ainda que parcial, da capacidade do uso das mãos, enfim quando o quadro clínico e a evolução são característicos, mas ainda sim, sugestivos para a síndrome em igual idade ou superior a 13 anos.

Já as formas atípicas são menos definidas, mas se caracterizam por manifestações atípicas da síndrome como ausência de um período de estagnação ou um período de deteriorização do desenvolvimento.

Para a melhoria da qualidade de vida e a manutenção da própria sobrevida destas meninas, os profissionais abaixo que as ajudam:

  • médicos – diagnóstico clínico diferencial, controle medicamentoso das crises epilética, aportes nutricionais específico;
  • fisioterapeutas – manutenção da deambulação (treinos de marcha), contraturas e deformidades articulares, hidroterapia;
  • professores especializados da educação especial, terapeutas educacionais – melhora das apraxias manuais (dificuldade na realização dos atos motores mais ou menos complexos e que dependem da vontade do indivíduo), uso de condicionamento, treinamento em AVD, recreação;
  • – Fonoaudiólogos – assistência à alimentação, controle e exercícios preparatórios de linguagem;
  • – psicólogos – suporte emocional aos pais, criar novos canais de comunicação.


Estágios da Síndrome

1º Estágio

O diagnóstico ainda não pode ser confirmado, mas freqüentemente, estas crianças são diagnosticadas, nessa fase, como portadoras de autismo, de paralisia cerebral. O aparecimento das aquisições motoras grosseiras (sentar, ficar em pé, andar) pode ser muito demorado ou apenas levemente atrasado na criança Rett. Nessa fase, pode estar muito irritável e presume-se que algumas sintam dores miogênicas e articulares. A hidroterapia nesta e nas demais fases é altamente recomendada.

2ºEstágio

Característico entre o 2º e 4º ou 5º ano. As características do desenvolvimento motor grosseiro continuam a ser significativamente melhoradas, ao contrário do desenvolvimento motor fino e do desenvolvimento mental que permanecerão estacionários ou regredirão. Algumas crianças estarão começando a desenvolver problemas físicos, tais como escoliose ou contraturas. Perda da função das mãos (apraxia manual) e a crescente intensidade no esfregar das mãos (esteriotipias tipo Rett).

3º Estágio

Fase de estabilização clínica e de melhora do quadro autístico e de excelente contato visual da criança Rett. A escoliose poderá progredir rapidamente nesse estágio. Algumas crianças, nesse estágio, poderão obter melhoras quanto aos movimentos manuais. Incapacidade presente em sua marcha (não sabe mais levantar um pé, uma perna para subir um degrau de escada, atrapalha-se ao caminhar em aclives ou declives). Tem um tempo de reação muito retardado, muito longo para qualquer estímulo (visual, auditivo) e também para o planejamento mental de suas próprias ações. Demora muito a perceber e a agir. Tem problemas com a coordenação óculo manual. Quando os seus olhos estão fixados em um objeto, a mão é incapaz de alcançá-lo. Muitas vezes ela tem que desviar seus olhos do objeto antes de se sentir “capacitada” a alcançá-lo com seus braços. Tem um total ou quase total inabilidade de comunicação verbal. Não se sabe até que ponto sua compreensão (não verbal) é também afetada. O fato é que estas crianças têm um olhar muito expressivo e muito comunicativo. Excelente contato ocular (face a face) e elas exprimem, pelo olhar, diferentes emoções e estado de espírito: alegria, apreensão, surpresa, angústia, curiosidade, etc.

4º Estágio

É atingido se a criança passa a levar uma vida não ambulatória, ou com severas restrições à deambulação. É chamado de período de deterioração motora tardia. Elas poderão apresentar espásticas ou rígidas, com para ou tetraparesias. Este estágio é, via de regra, atingido aproximadamente à puberdade, mas isso não é regra geral, pois há meninas que o atingem em fases muito precoces e outras que, até onde vai a observação de sua evolução, não chegam propriamente a atingi-lo. Nesse estágio podem melhorar muito ao contato afetivo e quanto ao controle de crises convulsivas. Mas há agravamento da escoliose, das contraturas, das posturas viciosas, das tendências ao emagrecimento e ocorrem alterações tróficas e distúrbios circulatórios nos membros inferiores.

A reabilitação na SR é uma tarefa para uma vida inteira.

Por algum tempo, a SR continuará sendo um mistério biológico, até que descubram suas causas e sua prevenção primária.


Referências Bibliográficas

http://www.geocities.com/oribes/rett.htm (


Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.