fbpx Skip to main content

Atualizado em 15/05/2017

Festa junina, festa Julina ou festa julhina?

Descubra aqui as diferenças entre as festas Junina, Julina e Julhina. Saiba como montar a sua e arrasar na animação! Venha conhecer as melhores dicas para sua próxima festa.

Findando o mês de Maio inicia-se nas escolas um novo projeto, entre os meses de Junho e Julho, a Festa Junina.

Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros (Santo Antônio, São Pedro e São João). O nome é Junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.

Hoje trago uma breve informação sobre o nome e a origem dessa festa. Espero que gostem!

 

História da Festa Junina

Após o ano de 1500, durante o período de colonização, os portugueses trouxeram muitas características da cultura européia para nosso país. Povos muito antigos do hemisfério norte tinham o costume de festejar em Junho o solstício de verão, para comemorar o início da colheita e homenagear a deusa Juno, “deusa da colheita”.

Com o passar dos tempos, o cristianismo começou a ganhar fiéis na Europa, e a data recebeu o nome de Joanina em homenagem ao nascimento de João Batista, primo de Jesus.

Essas celebrações foram ganhando um novo significado. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica em homenagem a três santos do mês de Junho: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Aos poucos a festa começou a ser difundida em todo território brasileiro, com diversas características. A enorme fogueira, antes utilizada nas festas da colheita na Europa e na tradição cristã, feita pela mãe de João Batista para avisar a Maria (mãe de Jesus) sobre o nascimento de seu filho (João), passou a ser um dos maiores símbolos da festa junina, e começou a ser feita em tamanho menor com o intuito de evitar acidentes e incêndios.

Várias brincadeiras e a tão famosa quadrilha, com aquelas roupas coloridas e rodadas, foram criadas com o objetivo de animar a festividade. As deliciosas comidas a base de milho e outros grãos, alimentos cuja colheita são realizadas no mês de Junho, são a alma da festa marcando presença nessas comemorações.

 

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.