fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

5 atividades de português sobre o folclore brasileiro

Confira as atividades sobre o folclore brasileiro para serem trabalhadas em sala de aula. Veja mais no Pedagogia Ao Pe Da Letra!

5 atividades de português sobre o folclore brasileiro

As atividades sobre o folclore brasileiro poderão ser ensinadas pelo professor aos seus alunos do fundamental, para poderem conhecer melhor sobre cada personagem e compreender toda a história por trás destas magníficas lendas criadas pelos brasileiros.

Quais são os personagens do folclore brasileiro?

O Saci-Pererê tem sua origem do idioma tupi-guarani, além de ser a lenda mais conhecida por todos os brasileiros. Ele é representado por um garoto negro de uma perna só, além de fumar seu cachimbo e estar sempre com uma touca avermelhada que lhe concede certos poderes mágicos.

5 atividades de português sobre o folclore brasileiro (3)
Fonte/Reprodução: original

O Saci é extremamente brincalhão e muito travesso, costuma causar confusão por onde passa e aborrecer as pessoas mais velhas com suas travessuras de menino. Ele consegue chamar redemoinhos e azedar o leite.

Mula Sem Cabeça

A lenda da Mula Sem Cabeça conta a história de um monstro que aparece quando alguma mulher namora um padre, e por conta de uma maldição ela é transformada em mula. Esta personagem é, de fato, representada sem cabeça, e há  fogo em seu pescoço, que assusta tanto as pessoas quanto animais. 

Curupira

O Curupira é outro personagem extremamente travesso. É o protetor das florestas contra ação dos caçadores, que pode ser reconhecido por conta de seu cabelo rubro e os pés virados para trás. Seu nome também é criado pelo povo tupi-guarani e possui o significado de Corpo de Menino. 

Iara

Uma das lendas mais conhecidas é a da Iara, mãe d’água, a qual é sempre representada por uma linda sereia, que costuma atrair os pescadores com suas belíssimas canções para depois os matar.

Muito antes de realmente ser uma sereia, Iara era uma índia inteligente, que causava inveja em seus irmãos, principalmente. A maneira que lidaram com o problema era o de matá-la, e o fizeram. Por este motivo, a bela Iara mata todos os homens que se aproximam de onde ela está.

Como ensinar sobre o folclore brasileiro?

Ensinar sobre o folclore costuma variar desde a apresentação de livros de Monteiro Lobato do Sítio do Pica-Pau Amarelo, escritas de poemas, apresentação de cada personagem aos alunos, para gerar mais vontade de aprender sobre este conteúdo, além de incentivar escrever histórias sobre o tema.

5 atividades de português sobre o folclore brasileiro (2)
Fonte/Reprodução: original

O professor poderá contar as histórias em voz alta aos alunos, para prender a atenção dos alunos, de modo a despertar a curiosidade sobre o que a história trata, além de ser algo divertido: a empolgação e o desejo de saber mais estampados nos rostos dos alunos.

Lista de atividades sobre o folclore brasileiro

O folclore é um dos temas mais abordados no ensino fundamental, para apresentar aos alunos suas histórias complexas e fazer com que todos possuam mais interesse em aprender sobre os contos brasileiro e sua diversidade, que costuma mudar de acordo com cada região do país. 

Será interessante que o professor, muito antes de realmente explicar sobre os personagens, se adentre neste conteúdo para mencionar sobre a junções de lendas que vieram de outros povos ao Brasil, tanto pela época da escravidão, quanto pela imigração de pessoas ao nosso país e sua rica cultura deixada para nós. 

Folclore Brasileiro: Contos Populares do Brasil

O livro escrito por Sílvio Romero apresenta compilações de histórias que falam sobre o folclore brasileiro e contos originados de uma mistura entre diversos povos, como é o caso de europeus e negros.

Como fazer a atividade

Para fazer a atividade, o professor deverá solicitar que os alunos adquiram os livros para realizarem a devida leitura, anotar o que mais achou interessante e comentar em sala de aula os pontos mais atrativos.

Materiais para a atividade

Será necessário que os alunos obtenham o livro sobre o Folclore Brasileiro: Contos Populares do Brasil para conseguirem realizar devidamente a leitura, analisar e comentar os principais pontos do livro.

Objetivos para a atividade

O foco desta atividade é fazer os alunos lerem um livro totalmente novo, que apresenta histórias fascinantes, contadas de outro ponto de vista ao ser abordado pelo escritor. Desse modo, o aluno sentirá mais confiança para poder escrever alguma história que o agrade, sobre qualquer tema, gênero e se aprofundar em sua obra.

Paródia 

As paródias musicais são atividades distintas e ajudam os alunos a assimilarem melhor determinadas partes da matéria, portanto, o professor poderá fazer o bom uso das paródias com seus alunos.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá estabelecer alguns grupos e os deixar escolher a música e o personagem que mais gostarem do folclore brasileiro. Eles deverão escrever a letra de acordo com o ritmo musical do tema escolhido, posteriormente será necessário gravar uma parte da música por áudio ou vídeo.

Materiais para a atividade

Celular, caneta ou lápis de escrever, caderno e algum ambiente com pouco ruído ou vozes que possam atrapalhar na produção do trabalho.

Objetivos para a atividade

O objetivo para esta atividade sobre o folclore brasileiro, é o de permitir que os alunos aprendam de forma lúdica sobre este tema, que se divirtam enquanto produzem a canção e brincam de compositores.

Produção de texto sobre o folclore

As produções de texto nas aulas de português são extremamente importantes e necessárias, para se criar um hábito no aluno de escrever e conseguir ampliar sua escrita, seja através dessas atividades ou da leitura como apoio.

Como fazer a atividade

O professor deverá passar temas para os alunos sobre o folclore para escreverem, e elaborarem algo completamente original, que possa conter diversos gêneros, como ação, aventura, suspense e drama.

Objetivos para a atividade

O foco principal desta atividade é o de instigar os alunos a terem um hábito de escrita, que será de grande ajuda na vida escolar de cada um até chegar nas provas mais complexas como o ENEM, por exemplo.

Poemas sobre o folclore

Trabalhar com poemas no ensino fundamental sobre o folclore brasileiro será interessante, para criar um hábito nos alunos de escrever algo diferente e criar gosto pelo que escreveram.

Como fazer a atividade

O aluno poderá escrever sobre qualquer personagem do folclore brasileiro, mas deverá o destacá-lo devidamente, nos versos de suas estrofes de modo que apresentem seus sentimentos e mantenham o texto com suas características estéticas.

Objetivos para a atividade

Diversos alunos sofrem certas dificuldades para se criar um poema, porém com ajuda do professor isto deixará de ser um grande problema, e todos conseguirão produzir um excelente texto sobre o folclore brasileiro.

Sítio do Pica-Pau Amarelo

O Sítio do Pica-Pau Amarelo contém uma variedade de livros escritos por Monteiro Lobato, para instigar os leitores e os fazer conhecer mais sobre este mundo que trata dos personagens sobre o folclore brasileiro.

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o aluno deverá ler algum livro escrito por Monteiro Lobato e desenvolver uma história com relação sobre o folclore brasileiro, de modo a treinar a escrita e aprimorar a leitura.

Objetivos para a atividade

Esta atividade servirá como um auxílio para fazer os alunos sentirem vontade de escrever e produzir textos por conta própria, bem como criar um gosto pela leitura de livros ou histórias em quadrinho que sejam de seu gosto. 

Estas atividades serão importantes para trabalhar com os alunos, visto que são lúdicas e todas elas dão total autonomia para serem produzidas na sala de aula através de poemas, textos, leitura ou simplesmente na elaboração de uma paródia musical.


Este texto foi publicado na categoria Folclore.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.