fbpx Skip to main content

Atualizado em 29/09/2023

5 Textos de filosofia com atividades para ensino médio

Confira 5 textos de filosofia com atividades para serem trabalhadas no ensino médio. Confira mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

5 Textos de filosofia com atividades para ensino médio

A filosofia é uma área de ciências humanas que aborda muito o questionamento próprio, da maneira de pensar, de existir e convida o ser humano a fazer determinadas reflexões sobre si mesmo e a humanidade. É uma das matérias mais complexas e importantes de serem estudadas em sala de aula com o ensino médio.

O que é a filosofia?

A filosofia nada mais é do que um dos principais campos de conhecimento que visa estudar sobre a existência humana, e compreendê-la por intermédio de uma análise totalmente racional. Filosofia significa amor ao conhecimento, de acordo com sua tradução do grego.

5 Textos de filosofia com atividades para ensino médio
Fonte/Reprodução: original

O principal tema abordado por este campo seria: existência e mente humana, o conhecimento, a verdade, os valores morais e éticos, assim como a própria linguagem que faz parte de toda a filosofia.

Como ensinar sobre filosofia?

O professor pode trabalhar com atividades, textos e documentários que abordem especificamente sobre o conteúdo no qual ensinará aos alunos, portanto, deve ser algo mais complexo que os faça questionar diversos aspectos da humanidade.

5 Textos de filosofia com atividades para ensino médio
Fonte/Reprodução: original

As aulas deixarão os alunos observarem o mundo com outros olhos, e farão com que possam aprender melhor sobre este tema, importante para fazer parte do conhecimento dos alunos em seus estudos.

Sugestão de 5 textos de filosofia

O professor de filosofia poderá contar com 5 textos de filosofia para trabalhar com atividades em sala de aula com os alunos, e aprimorar o conhecimento de cada um deles por intermédio de boas leituras. O fato de ler corrobora para o aprendizado completo de uma pessoa, portanto, o professor deve incentivar isto em seus alunos do ensino médio, principalmente ao passar atividades que exijam a leitura de textos específicos, bem como resumos, e outras atividades mais complexas. Confira.

Discurso sobre a Origem e os Fundamentos das Desigualdades entre os Homens – Jean-Jacques Rousseau

Para o primeiro texto a ser trabalhado com os alunos do ensino fundamental, o professor de filosofia deverá solicitar que todos façam a leitura do texto Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os Homens, do filósofo Jean-Jacques Rousseau.

Como fazer a atividade

Para esta primeira atividade de filosofia, o professor deverá pedir aos alunos que respondam algumas perguntas sobre desigualdade social com base no que havia sido lido diretamente no texto do autor Rousseau. Eles deverão responder com calma todas as perguntas para colocar em prática aquilo que havia sido lido.

Materiais para a atividade

O principal material para esta atividade será o caderno de todos os alunos, pois eles deverão apenas responder algumas questões sobre o texto com base no que leram.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam aprender um conteúdo rico em informações através da boa leitura, que os ajudará de diversas maneiras a compreenderem o conteúdo que será estudado em sala de aula. O hábito de leitura é um dos mais importantes a serem trabalhados em todas as matérias do ensino médio, pois os alunos estão na direção de uma universidade e precisam possuir o conhecimento adequado para se saírem bem em todas as provas.

Manifesto Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels

Este é um texto que costuma cair em provas de vestibulares e no próprio ENEM, portanto, o professor deverá pedir aos seus alunos que façam a devida leitura do texto que está disponível em PDF, para conseguirem estudar adequadamente sobre o tema.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deverá pedir aos alunos que leiam o texto e façam um resumo deste para ser entregue ao professor. Eles devem falar sobre os pontos principais e mais interessantes com base na escrita de Marx e Engels, que falam e um tema extremamente importante sobre a luta do proletariado.

Materiais para a atividade

Será necessário que o professor de filosofia peça aos alunos que leia o arquivo, e no próprio caderno façam o resumo.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade de filosofia, é ensinar aos alunos o ponto de vista de Marx e Engels, seus motivos, como o proletariado vive, suas lutas diárias, e todo o problema que permeia boa parte da classe trabalhadora em todos os países. Será um incentivo aos alunos para aprenderem melhor este conteúdo que os ajudará a ver o mundo com outros olhos, estes que serão mais críticos e ricos em conhecimento puro.

O Príncipe – Nicolau Maquiavel

Este é um dos principais textos do autor Maquiavel, e possui muita riqueza tanto de detalhes quanto conteúdo, que servirão para o aprendizado do aluno do ensino médio na matéria de filosofia.

Como fazer a atividade

Será necessário que para esta atividade de filosofia, o professor peça somente que todos os alunos leiam devidamente o texto tanto em casa quanto na escola, e apenas anotem trechos extremamente importantes para estudarem para as provas. Caso seja da vontade do professor, poderá formar um debate com os alunos acerca do tema para todos falarem suas opiniões, e aprenderem mais do texto.

Objetivos para a atividade

O objetivo principal desta atividade, além de poder anotar trechos importantes do texto, é ensinar ao aluno a maneira correta de como formar uma opinião concreta acerca do assunto, usar bases e dados para fomentar aquilo que pensa e dar força à sua própria opinião.

A Política – Aristóteles

Outro texto disponível para realizar a impressão por PDF, é Política do filósofo Aristóteles, que aborda temas excelentes e necessários aos alunos do ensino médio que deverão fazer a leitura do arquivo e anotar palavras-chave, dentre outras informações que os convier.

Como fazer a atividade

O professor deverá planejar dez perguntas sobre o texto lido pelos alunos para que possam responder corretamente, e será necessário que o professor saliente a importância de realmente fazer a devida leitura de todo o texto, pois faz parte dos estudos tanto para a escola quanto um preparatório para o ENEM.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade de filosofia, é ensinar aos alunos maneiras diversificadas de aprender devidamente o conteúdo estudado, e que principalmente através da leitura e escrita é possível memorizar todo tipo de informação útil e poderá ser utilizada em outros momentos.

A República – Platão

Um docente disponibilizou através de seu blog alguns textos excelentes para outros professores poderem fazer a leitura e desta maneira, haveria a possibilidade de o professor da matéria solicitar aos alunos que os leiam para responder determinadas atividades de filosofia.

Como fazer a atividade

O aluno deverá fazer a leitura de todas as páginas do texto escrito por Platão sobre a República, e deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema, o qual deverá ser extremamente bem construído e poderá ser redigido através do computador, em casa. Eles podem fazer outras pesquisas sobre o tema República de Platão para ampliarem o conhecimento e vocabulário.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade de filosofia, é fazer com que os alunos possam conhecer melhor outros filósofos, seus principais e mais populares textos, de modo a melhorarem o vocabulário e o tornar rico, além de ser essencial este tipo de estudo por conta do ENEM, que exige dos alunos conhecimentos em textos argumentativos-dissertativos.

Para conferir mais atividades, basta permanecer no site Pedagogia Ao Pé Da Letra e pesquisar atividades sensoriais para bebês, crianças, assim como brincadeiras e mais informações para trabalhar com os alunos. 


Este texto foi publicado na categoria Filosofia.

Uma resposta para “5 Textos de filosofia com atividades para ensino médio”

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.