fbpx Skip to main content

Atualizado em 06/08/2019

A Pluralidade da Linguagem e a Informática no Ambiente Escolar

Entenda como a informática pode contribuir na formação de jovens, abordando a pluralidade da linguagem e aplicações na educação. Descubra como a informática pode transformar o ensino e o aprendizado. Clique aqui para saber mais!

Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.

É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.

Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.

É demonstrando a amplitude do universo da leitura, relacionando-o com a informática de forma clara, objetiva, acessível, dinâmica, criativa, inovadora, espontânea e prazerosa que tem se ramificando a prática pedagógica de todos nós. Pois educar o homem, como já havia sido abordado, é a tarefa que inclui a conscientização de mundo como um todo para que as partes não percam seu sentido. Assim faz-se necessário uma visão holística a sensibilidade no pensar, no falar, no agir, no olhar, no ouvir, enfim no ato de expressar-se.

Objetivos gerais

  • Avaliar a importância da linguagem e da Informática, enquanto espaço irradiador de expressões;
  • Desenvolver a criatividade, a criticidade do aluno, diante das diferentes formas de Leitura e o computador como um mediador nesta questão.

Objetivos específicos

  • Explorar o senso crítico, tanto do educador, como também o do aluno;
  • Promover momentos de reflexão sobre as diversas linguagens e a Informática;
  • Proporcionar momentos de troca e valorização das experiências em leitura a partir das diferentes linguagens;
  • Estimular o olhar para as questões culturais, sociais, políticas, ambientais co-relacionando-as ao avanço tecnológico;
  • Viabilizar a utilização da Informática como ferramenta pedagógica para a sala de aula.

Procedimentos

A pesquisa será realizada através de investigações, de coletas de dados, entrevistas, fóruns de discussão pertinentes ao assunto, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, etc.

A fonte de pesquisa estará voltada para revistas, jornais, artigos, vídeos, palestras, Internet.

Alguns obstáculos poderão ser detectados por conta de divergência de opiniões, por falta de esclarecimento no tocante a Informática Educativa, porém a pesquisa será feita de maneira minuciosa e detalhada para sanar qualquer tipo de dúvida.

1º passo: Pesquisa prévia do assunto em revistas, jornais, livros, na Internet;
2º passo: Criação de uma homepage abordando a linguagem e a Informática. O conteúdo dessa homepage será a contribuição dos visitantes, mediante listas de discussão e chats;
3º passo: Coleta de dados de público “diferentes”, tais como: pais, alunos, professores, diretores, etc… Essa coleta terá sempre o objetivo de nivelar opiniões pertinentes ao tema da monografia;
4º passo: Reunião de pesquisas, opiniões via Internet e coleta de dados, formulação da monografia.

Referências

COSTA, Sandra. A máquina das crianças: repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.

PIERRE, Levy. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

RIZZO, Sérgio. Mal traçadas linhas. Educação, São Paulo: Segmento, nº 240, p. 40-51, 2001.

VALENTE, José Armando. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.