fbpx Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

Trilha Sensorial – A Experiência Imersiva que Encanta os Sentidos

Desfrute de uma experiência nova e única com a Trilha Sensorial! Nossa trilha foi criada para estimular os sentidos, oferecendo a você uma viagem incrível e enriquecedora. Venha e explore!

A TRILHA SENSORIAL
É uma experiência de vivência corporal, elaborada pela equipe técnica do “Cidadão Eficiente”, com apoio de profissionais especialistas em acessibilidade.
Baseada numa experimentação de privação dos sentidos e de mobilidade, a Trilha Sensorial consiste em 3 percursos onde são explorados diversos tipos de interações, sensações, aromas e experiências.
TRILHA DE ACESSIBILIDADE
Compondo o primeiro percurso está a Trilha de Acessibilidade, onde uma pessoa, em uma cadeira de rodas, percorre um trajeto por diversos tipos de pisos, rampas com pequenos obstáculos, sendo conscientizada pelas dificuldades de acessibilidade, vivenciadas no seu dia-a-dia do deficiente.
A principal dificuldade colocada pelos deficientes é a Acessibilidade.
A pessoa irá percorrer com uma cadeira de rodas, uma trilha com 12 metros de comprimento, encontrando pela frente, diferentes pisos, rampas e obstáculos.
No final da trilha, a pessoa poderá dar sugestões do que poderia ter sido feito para facilitar o percurso.
TRILHA DOS SENTIDOS
No segundo percurso, a Trilha dos Sentidos, possibilita um passeio através de um túnel escuro, criado com diversos materiais reciclados, para ser percorrido a pé e com os olhos vendados.
Neste percurso a pessoa poderá explorar elementos que fazem parte do seu cotidiano como texturas, aromas, temperaturas, ruídos e cores que provocam diversas experiências sensoriais. Utilizando diversos materiais como plástico bolha, cascalho, areia, papel, madeira, grama, junto com sons e ruídos, estímulos visuais, aromas e temperaturas variadas, iremos provocar reações e estimular os sentidos e a orientação espacial.
SAFÁRI SENSORIAL
O terceiro percurso, o Safári Sensorial, conta com o apoio do Safari Club International, e explora a interação das pessoas com diversas espécimes da fauna mundial empalhados. Dentro de um espaço que recria a natureza, com água, plantas, flores naturais e seus sons e aromas a pessoa entrará em um mundo imaginário.
OFICINAS PEDAGÓGICAS
No final do Safari Sensorial, estão as oficinas pedagógicas, onde as pessoas poderão trabalhar em diversas atividades direcionadas a sua experiência sensorial.
A primeira atividade será a degustação e aromas. A cada degustação e manipulação do produto, a pessoa terá que identifica-lo.
A segunda atividade, será a descrição dos objetos a serem manipulados, textura e a abordagem da memória visual.
E por último a pessoa terá que descrever relatos, sobre as dificuldades do percurso e das experiências em geral.
APLICAÇÕES
A Trilha Sensorial explora fortemente diversos conceitos que vão desde a privação dos sentidos à orientação espacial.
Por este motivo, ela permite diversas aplicações em eventos, atividades e treinamentos em associações classistas, empresas com responsabilidade social, RH de empresas (conscientização e motivação), entre outros.
Também pode ser utilizada na área de conscientização na relação entre as pessoas e os portadores de deficiência, no desenvolvimento de atividades sensoriais, ou na exploração de princípios motivacionais, de liderança, de organização empresarial, etc.
Trilha durante o Cidadão Eficiente
Fonte: Construir e Incluir

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.